RECICLAR O LIXO É PRESERVAR A VIDA!!!
RECICLAR O LIXO É PRESERVAR A VIDA!!!!

Nos dias de hoje no meio de tanto progresso tecnológico e novas descobertas, ainda faltam muitas coisas a serem feitas para o desenvolvimento ECOLÓGICO do nosso país. São coisas tão pequenas e simples quando comparadas com a tecnologia que o humano vem desenvolvendo nos últimos tempos.
Uma coisa simples a ser feita, é a reciclagem do lixo!! Não entendo porque as pessoas resistem a esse procedimento. Algo tão fácil de ser feito! É só separa o lixo orgânico do não orgânico (vidro, metal, plástico, alumínio e papel) e solicitar o caminhão da coleta SELETIVA para que venha retirar o lixo a domicilio. A própria prefeitura tem um caminhão seletivo é só ligar no 0800 7701111 e também existem cooperativas que fazem este tipo de serviço, basta procurar na internet em sites de busca.
Não sei se as pessoas não contribuem por falta de conhecimento; por falta de infra-estrutura, pois creio que ainda não são todos os locais que tem esse tipo de serviço, ou simplesmente pela preguiça de separar o lixo.
O fato de não separarem o lixo até daria para pensar em conformar-se, porém a falta de educação de jogá-lo nas ruas isso é imperdoável!
Sabia que mesmo jogando o lixo no lixo você está poluindo o ambiente? Pois não temos mais aterro para despejar todo o lixo produzido, fazendo com que carretas tenham que deslocar-se para outro aterro com uma distância que pode chegar até 200 km do antigo aterro.
Se RECICLARMOS preservaremos a natureza, pois diminuirá a quantidade de lixo e consequentemente a matéria prima extraída do ambiente.
Ao ir ao mercado dê preferência para comprar produtos, os quais suas embalagens sejam 100% recicláveis! Não custa nada! Evite comprar embalagens de VIDRO que não são retornáveis, pois apesar do vidro ser 100% reciclável, ainda não temos os caminhões de coleta seletiva, por tanto esse vidro pode ir pro lixão e demorar muitos anos para se decompor. Já o plástico se jogado no lixão, demora um pouco menos de tempo para se degradar e também tem o fator positivo, que estes são procurados pelos "carroceiros", que no meu ponto de vista são "ANJOS DO LIXÃO", pois direta ou indiretamente estão contribuindo com a preservação da natureza e muitas vezes sem saber disso!
É um absurdo empresas que fabricam vasilhames de vidro não retornáveis! Se ainda fossem retornáveis as empresas economisariam com a matéria prrima e o consumidor pagaria mais barato pelo produto!
Antigamente todos os vasilhames eram retornáveis; não existiam garrafas e sacolas plásticas, tudo era embalado em sacos de papel ao sairmos dos mercados.
A evolução trouxe muitas coisas boas, porém esqueceram de manter o simples e eficiente do passado. Fizeram melhorias para a comodidade dos seres humanos, sem pensar na maioria das vezes nos danos que seriam causados à natureza! Isso sem falar do EFEITO ESTUFA!!!
Deveríamos nos unir e fazer com que a prefeitura investisse cada vez mais na reciclagem do lixo, através de palestras educativas ou educação ambiental como parte da grade disciplinar obrigatória nas escolas e universidades e também trocando os caminhões tradicionais, por caminhões de coleta seletiva.
A educação trás a consciência e esta consequentemente a noção e preservação do nosso maravilhoso patrimônio natural que é o que ainda faz com que exista qualquer tipo de vida na terra! Pense na próxima geração; nos filhos e netos, reciclem o lixo e economize água, a natureza agrade!
CONTRIBUA, FAÇA SUA PARTE! NÃO ESPERE QUE FAÇAM POR VOCÊ!


Escrito por Flávia Oliva-Médica Veterinária e Ambientalista!

« voltar